Cadastro Bacen (FAQs)


Cadastro Bacen
 
O que é o Registrato?
O que é o SISBACEN?
Que tipos de relatórios estão disponíveis no SISBACEN?
Como posso obter meu acesso ao SISBACEN pela internet?
Onde eu posso efetuar a validação do cadastro com o SISBACEN?
Para abrir um cadastro com o SISBACEN, eu preciso obrigatoriamente ter acesso a um internet banking?
Em caso de dúvidas sobre a validação do cadastro com o Sisbacen, como proceder?
Para ter acesso ao SISBACEN, é obrigatório que eu realize a validação do cadastro nos sites das instituições financeiras?
Preciso realizar o processo de validação de cadastro em todas as instituições financeiras nas quais possuo relacionamento?
Eu preciso cadastrar-me diretamente no SCR ou no CCS para visualizar as informações no SISBACEN?
Após ter realizado a validação do cadastro pelo Itaú na internet, já posso efetuar uma consulta aos relatórios do BACEN?
A frase de segurança que obtive no site do BACEN possui prazo de validade?
Quais tipos de contrato eu posso visualizar no SCR?
As informações disponíveis no SCR são as mesmas divulgadas aos clientes?
O fato de possuir um contrato vencido no SCR significa que eu possuo um restritivo de crédito?
Renegociei meu empréstimo em atraso junto ao banco. No dia seguinte, consultei o SCR e a operação ainda constava na coluna “Risco Vencido”. O que aconteceu?
O que significa um saldo de uma operação na coluna “Prejuízo” do relatório SCR?
Acessei o SISBACEN, mas meu contrato não aparece no SCR. O que pode ter ocorrido?
Quais informações são consultadas no CCS?
Posso obter através do CCS os dados de saldo ou movimentação da minha conta?
Possuo apenas uma conta poupança junto ao Itaú. Essa conta será listada no CCS?
Qual o prazo de atualização das informações no CCS?



O que é o Registrato?

Trata-se de um processo de validação de cadastro por meio eletrônico para que possa se obter a senha de acesso ao SISBACEN.

Para efetuar um cadastro com o BACEN por meio eletrônico, primeiro é preciso realizar uma validação para então obter a senha de acesso. Este processo de validação é feito nas instituições financeiras, via internet banking das mesmas, com as quais tiver relacionamento.

Você, cliente Itaú, pode realizar esta validação através do Itaú na internet pela rota: Conta Corrente > Dados Cadastrais > Validar Cadastro BACEN (Registrato)   

 
O que é o SISBACEN?

O sistema de Informações do Banco Central, SISBACEN, é um conjunto de informações, utilizado pelo BACEN na condução de seus processos de trabalho.

Através do SISBACEN você pode consultar suas informações que as instituições financeiras com as quais possui relacionamento repassam ao BACEN.   


Que tipos de relatórios estão disponíveis no SISBACEN?

Você poderá consultar as informações referentes ao Sistema de Controle de Riscos (SCR) e Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS).

O SCR informa os contratos de crédito reportados ao BACEN mensalmente pelas instituições financeiras. São apresentados os valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso) e operações em prejuízo (com atraso longo).

Já o CCS contempla as informações sobre o status de relacionamento bancário com as instituições financeiras.   


Como posso obter meu acesso ao SISBACEN pela internet?

Para obter a sua senha de acesso ao SISBACEN pela internet, você deve seguir os seguintes passos:

1) Acesse o site do BACEN e efetue o pré-cadastro. Para isto, você deverá informar o CPF, e a Instituição Financeira na qual fará a validação, nome da mãe e a data de nascimento, assim o BACEN disponibilizará uma frase de segurança que você utilizará para fazer a validação e a captura de senha.
2) Após ter obtido a frase de segurança no site do BACEN, você deve acessar o internet banking da instituição financeira informada no site do BACEN¹ (conforme passo 1) , acessar a rota do Registrato², informar a frase de segurança e seguir o passo-a-passo até efetivar a validação.
3) Após ter feito a validação do cadastro no internet banking com sucesso, você deverá retornar ao site do BACEN, digitar novamente seu CPF, informar a instituição financeira de relacionamento, e a frase de segurança (mesma obtida no passo 1) e seu email para assim obter a sua senha de acesso ao SISBACEN.
(¹) Você deve acessar o Itaú na internet com sua senha eletrônica.
(²) O acesso ao Registrato é feito através do Itaú na internet pela rota: Conta Corrente > Dados Cadastrais > Validar Cadastro BACEN (Registrato)
 

Onde eu posso efetuar a validação do cadastro com o SISBACEN?

Você pode validar seu cadastro com o SISBACEN nas instituições financeiras nas quais possui relacionamento e possua acesso ao internet banking.

Você pode efetuar a validação do cadastro através do Itaú na internet pela rota: Conta Corrente > Dados Cadastrais > Validar Cadastro BACEN (Registrato) 


Para abrir um cadastro com o SISBACEN, eu preciso obrigatoriamente ter acesso a um internet banking?

Não necessariamente. Você pode solicitar o seu acesso também através de credenciamento presencial ou por correspondência.

Caso deseje realizar o cadastro por meio eletrônico, você precisa obrigatoriamente ter acesso a um internet banking do seu banco.

Para maiores informações consulte o site do BACEN ou entre em contato com o BACEN através do telefone 0800-979-2345. 


Em caso de dúvidas sobre a validação do cadastro com o SISBACEN, como proceder?

Como se trata de um cadastro com o BACEN, em caso de dúvidas você deve entrar em contato diretamente com o BACEN, através da internet ou do telefone 0800-979-2345. 


Para ter acesso ao SISBACEN, é obrigatório que eu realize a validação do cadastro nos sites das instituições financeiras?

Não necessariamente. Você pode solicitar o seu acesso também através de credenciamento presencial ou por correspondência. Para mais informações, consulte o site do BACEN. 

Preciso realizar o processo de validação de cadastro em todas as instituições financeiras nas quais possuo relacionamento?

Não. No pré-cadastro no site do BACEN, você escolherá uma instituição financeira na qual deseja fazer a validação. Esta validação dará direito a visualizar todas as informações que possui, seja do Itaú ou de outros Bancos. 


Eu preciso cadastrar-me diretamente no SCR ou no CCS para visualizar as informações no SISBACEN?

Tanto o SCR quanto o CCS são alimentados pelas informações enviadas mensalmente pelas instituições financeiras. Sendo assim, não é necessário realizar nenhuma ação prévia para que suas informações constem nestas bases. 


Após ter realizado a validação do cadastro pelo Itaú na internet, já posso efetuar uma consulta aos relatórios do BACEN?

Não. É necessário que, assim que realizar a validação pelo Itaú na internet, você retorne ao site do BACEN para solicitar a sua senha de acesso. A partir de então, eventuais dúvidas devem ser direcionadas diretamente ao BACEN.


A frase de segurança que obtive no site do BACEN possui prazo de validade?

Sim. Todo o processo desde a geração da frase de segurança até a obtenção da senha de acesso ao SISBACEN precisa ser concluído em até 48 horas. Caso isso não ocorra, você precisará obter nova frase de segurança e reiniciar o processo de validação. 


Quais tipos de contrato eu posso visualizar no SCR?

Serão listados todos os contratos de crédito do cliente, tanto do Itaú como dos demais Bancos nos quais você possui relacionamento.

É necessário destacar que serão visualizados somente os contratos com saldo igual ou superior a R$ 1.000,00 por empresa cadastrada no BACEN, independente destas pertencerem ao mesmo conglomerado.

Por exemplo, se você tiver um contrato de crediário com saldo de R$ 500,00 no Itaú Unibanco S.A. e operações em cartões na Itaucard de R$ 500,00, nenhuma das duas operações constarão no relatório. Porém, se você possuir dois contratos de Crediário de R$ 500,00 (ambos do Itaú Unibanco S.A.) os dois serão listados, já que a soma será de R$ 1.000,00 nesta empresa. 


As informações disponíveis no SCR são as mesmas divulgadas aos clientes?

Não necessariamente. As informações disponíveis no SCR são específicas para controle do BACEN com relação ao crédito no Brasil. Assim, os dados do SCR são apenas informativos e não representam o valor atual da operação informada pelo Banco. 


O fato de possuir um contrato vencido no SCR significa que eu possuo um restritivo de crédito?

Não. O objetivo do SCR é gerenciar dados específicos para controle do BACEN com relação ao crédito no Brasil. Você pode ter um contrato com saldo em atraso e não possuir o nome nos órgãos de proteção ao crédito. Sendo assim, o SCR não é um banco de dados restritivo. 


Renegociei meu empréstimo em atraso junto ao banco. No dia seguinte, consultei o SCR e a operação ainda constava na coluna “Risco Vencido”. O que aconteceu?

A atualização do SISBACEN não ocorre online. A defasagem pode ser de até 60 dias entre a efetivação da operação no Banco e a atualização do BACEN. Dessa forma, o ideal é que você verifique futuramente o status dessa operação.


O que significa um saldo de uma operação na coluna “Prejuízo” do relatório SCR?

O saldo na coluna “Prejuízo” significa que a operação possui um atraso longo. Você pode procurar a instituição para regularizar este empréstimo. 


Acessei o SISBACEN, mas meu contrato não aparece no SCR. O que pode ter ocorrido?

Seguem abaixo algumas opções para que o contrato não seja listado no SCR:

- Contrato recente (lembrando que a atualização do SCR pode levar até 60 dias);
- Contrato já foi liquidado – assim que o contrato é liquidado, o Banco deixa de enviar as informações ao BACEN. Uma alternativa neste caso é visualizar o histórico do período em que o contrato estava vigente (está disponível até 60 meses);
- Saldo com a mesma empresa ser inferior a R$ 1.000,00. 


Quais informações são consultadas no CCS?

As principais informações disponíveis no CCS são:

- Identificação do cliente e de seus representantes legais e procuradores;
- As instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus investimentos;
- As datas de início e, se houver, de fim de relacionamento. 



Posso obter através do CCS os dados de saldo ou movimentação da minha conta?

Não. O CCS é um sistema de informações de natureza cadastral. Dessa forma, não contém dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas/aplicações. 


Possuo apenas uma conta poupança junto ao Itaú. Essa conta será listada no CCS?

Sim. Os tipos de conta visualizadas no CCS são:

- contas de depósitos à vista (conta-corrente);
- contas de depósitos de poupança;
- contas-correntes de depósitos para investimento;
- contas de depósitos, em moeda nacional, de residentes no exterior;
- outros tipos de relacionamentos, como bens, direitos e valores, poderão ser listados no CCS. 


Qual o prazo de atualização das informações no CCS?

A defasagem média de atualização do relatório pelo BACEN é de 2 (dois) dias úteis a partir do envio da informação pela instituição financeira. 


Para acessar a cartilha feita pelo BACEN, clique aqui.  

Fonte: www.itau.com.br 

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